19/02/2009

* 2009 - Centro de Convivência de idosos – Casa Santa Ana

Centro de Convivência de idosos – Casa Santa Ana
História
O Centro de Convivência de idosos – Casa Santa Ana inaugurada em 23 de outubro de 1999, começou com um desejo de Mons. Geraldo Piesik, padre polonês apaixonado pela missão no Brasil e que sonhava em construir um lugar, uma instituição para trabalhar com pessoas da terceira idade. Um lugar que correspondesse às necessidades físicas, emocionais e espirituais tão próprias desta fase da vida.
Já com a construção bem adiantada, Mons.Geraldo trouxe uma congregação de religiosas para administrar o trabalho que ali se realizaria, por parte das irmãs da Congregação das Irmãs de Santa Elisabete, que foi feito um contrato de comodato, (congregação também de origem polonesa).
A Casa Santa Ana com o passar dos anos, foi tornando-se um referencial não só na cidade de Blumenau mas em toda a região do Vale do Itajaí, referencial no cuidado da pessoa idosa e no zelo por sua dignidade.

Gerard Eugeniusz Piesik, (Mons. Geraldo) da diocese de Pelplin, Polônia; veio como missionário para o Brasil em 1973 para Blumenau. Depois de passar por algumas outras paróquias foi designado para a Paróquia Nossa Senhora da Glória, onde foi pároco por 18 anos, realizando o sonho de construir a Casa Santa Ana.
ESTRUTURA FÍSICA:
O Centro de Convivência de Idosos – Casa Santa Ana é uma construção de 4 andares com 2.998m². No andar térreo encontra-se um amplo hall de entrada, elevadores, uma porta que dá para a escadaria que leva para os andares superiores, banheiros, secretaria, capela, refeitório e a cozinha com despensas. No primeiro andar existem amplos corredores com janelas de fora a fora formando as paredes externas da construção para o lado norte em frente dos quais dão as portas e janelas dos apartamentos. Nos corredores existem sofás, cadeiras e mesinhas com material para leitura. Existe ainda um Posto de Enfermagem, um almoxarifado, banheiros, um salão de festas e reuniões (que serve também de local para fazer ginástica) com lugar para assistir televisão, bebedouro, lavanderia e também existem 5 apartamentos que ficam ao lado sul. No segundo andar há 11 apartamentos no lado norte, e 12 no lado sul, corredores com poltronas, cadeiras e mesas, Posto de Enfermagem, almoxarifado e sala de banho para a higiene pessoal que quem precisa de auxílios nesta atividade. No terceiro andar as dependências são iguais às do segundo andar. No quarto andar para lado sul localiza-se a Enfermaria B, e ao lado norte está a Enfermaria A: acomodações para pessoas dependentes restritas ao leito, mais um Posto de Enfermagem. Ao lado norte do piso está localizada a sala de fisioterapia, além de almoxarifados e escritório. Neste quarto piso temos ainda como área externa um grande terraço para acomodar melhor as famílias que vêm em visitas e acompanhamentos, além de banho de sol para os hóspedes deste piso. Em uma construção a parte, atrás da Instituição, e no nível do primeiro andar existe uma garagem, uma área coberta para secar as roupas, um depósito maior e vestuário para os funcionários. A construção é bem adaptada à população idosa ali residente, com piso antiderrapante, corrimões ao longo dos corredores e banheiros com alças para segurança. Todos os andares estão interligados por escadas, elevadores e interfones. Cada idoso dispõe de um quarto com banheiro. O idoso pode trazer seus móveis e utensílios particulares.

CDL e Comunidade Taiwanesa

No dia 17 de fevereiro, as 11:30, representantes da Comunidade Taiwanesa do Brasil e diretoria do CDL , assinaram convênio para a reconstrução da Casa Santa Ana.
Devido as tragédias de novembro de 2008, o ancionato foi duramente atingidos em suas instalações. Sua estrutura sofreu grandes prejuízos com os desbarrancamentos, tendo inclusive parte da construção comprometida. A Casa Santa Ana está localizada na Rua Grewsmuehl, 315, no Bairro Glória, é considerado um dos mais importantes centros de convivência de idosos de Blumenau.

A delegação Taiwanesa já enviou ao ancionato logo após a tragédia, 1500 cestas básicas. A direção do ancionato distribuiu a vários abrigos, que Blumenau montou para acomodar a população flageladas. Agora em fevereiro voltaram a cidade de Blumenau para dar continuidade em suas ações para com os 50 idosos que a casa asilar Santa Ana abriga. Fecharam convênio para recuperação do ancionato. Em março será entregue 45 fogões e 20 geladeiras. Arquivo: José Geral Reis Pfau e Adalberto Day

Um comentário:

Anônimo disse...

É com orgulho e satisfação que posso compartilhar com minha esposa tão nobre trabalho de divulgação em seu blog e em sua entidade a ABLUDEF, onde Dalva juntamente com toda sua equipe comandada por Maria Helena Mabba, realizam um trabalho exemplar para todos os Blumenauenses que os procuram, idosos e portadores de necessidades especiais.
Importante também a divulgação desta tão importante Casa Santa Ana, obra que foi realizada pela comunidade do Garcia, para abrigar idosos e teve como idealizador o monsenhor Geraldo Piesik, falecido em janeiro/2009 aos 68 anos de idade. Nossa gratidão e “reconhecimento a um padre por demais querido da comunidade da igreja Nossa Senhora da Glória.”
Mas infelizmente na tragédia que ocorreu em novembro/2008, também este importante centro de Convivência Casa Santa Ana, foi seriamente abalado em suas estruturas, necessitando a retirada dos idosos.
Mas que essa parceria realizada no dia 17 de fevereiro 2009, terça-feira, representantes da Comunidade Taiwanesa do Brasil estiveram em Blumenau para, em conjunto com a diretoria da CDL, participar da reunião com engenheiros e arquitetos responsáveis sobre a obra e para definir e assinar um convênio para a reconstrução da Casa Santa Ana.,
Um grande beijo e sucesso a todos da equipe ABLUDEF
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

Related Posts with Thumbnails