15/08/2008

* 2008 - CURSO DE PONTO RUSSO

PONTO RUSSO
· Agulha própria para ponto russo
· Bastidor de fixação (aqueles com duas partes, que encaixa um no outro)
· Linha especial para ponto russo
· tesoura - risco - carbono
· lápis - termolina leitosa
1 – risque o motivo pelo avesso do pano, cuidado quando for letra pois ela deve ser transferida na técnica “espelho” (invertida), pois o ponto russo é bordado pelo avesso.
2 – estique bem, muito bem o tecido no bastidor com o risco voltado para cima.
3 – coloque a linha de contorno (eu gosto de fazer contorno nas minha figura, acho que delimita melhor) de acordo com as instruções que vem na agulha
4 – agora é só bordar, enfia a agulha no pano e tira um pouquinho, enfia bem pertinho do ponto anterior e tira um pouquinho.
DICA nº 01 - Vá puxando a linha do rolinho de vez em quando para ela correr solta na agulha, assim evita que arrebente.
5 – depois de pronto passe termolina no avesso da figura, é para fixar os pontos, pois neste bordado não existe arrremate
HISTÓRIA DO PONTO RUSSO OU BORDADO RUSSO
Os antigos egípcios estavam entre os primeiros a empregar essa técnica usando os ossos ocos das asas dos pássaros como agulhas. A técnica foi usada durante toda Europa durante a idade média, para decorar roupas e freqüentemente em painéis eclesiásticos. Em épocas modernas, foi associada com o bordado feito por imigrantes russos que pertencem a um secto religiosa denominado "Old Believers" (velhos crentes) durante o reino de Peter O grande no 17º século, a igreja ortodoxa russa estava atravessando um período de mudança. O bordado russo foi ensinado para muitas gerações até os dias atuais. A agulha original dos velhos crentes era feita de ossos de pássaros e só no tamanho para um fio de linha. Hoje fazemos o ponto russo com os mais diversos materiais e para os mais diversos usos, desde aplicações separadas que colamos ou costuramos posteriormente no tecido,como peças de tapeçaria de tamanhos variados.

PONTO RUSSO NA ABLUDEF

No dia 12 de agosto aconteceu mais uma parceria com a COOPER e ABLUDEF , tivemos uma tarde de curso de ponto russo.

A profª Jucineide coordenou um grupo de 25 alunos associados da ABLUDEF. Com muito dinamismo e paciência mostrou que o bordado criam formas maravilhosas em suas mãos. É uma professora que ensina com carinho e dedicação, onde pessoas com deficiência consegue fazer lindos bordados com seu proposta de trabalho artesanal.

A gerente de marketing , Regina Aparecida Eberle esteve pessoalmente na ABLUDEF, levando um café totalmente patrocinado pela COOPER . Além do lanche, dão cursos gratuítos de alimentos e artesanatos nos mais variados motivos.

Os profissionais da ABLUDEF, Dalva Day assistente social e coordenadora do grupo de artesanato ARCO IRIS juntamente com Mariana Nicoletti Cenci terapeuta ocupacional, e Bianca Sabine Uptadel psicológa auxiliaram a profª Juci para que todos os participantes pudessem aprender os pontos básicos do bordado russo.

Pesquisa:
KK Costola - Ateliê Artistas & Arteiras
Fotos/texto : Dalva Day

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns pelo blog me pergutaram se o p. russo veio da russia e fui pesquisar, estou satisfeita e agora posso responder. e que bom o seu trabalho é importante fazer as pessoas saberem que são capazes de fazer coisas lindas pois Deus deu um dom a todos e precisamos incentivar todos a se descobrirem e arte se mais valorizada e difundida mais uma vez parabéns

Related Posts with Thumbnails