20/07/2008

* 2008 - IVº ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE

No dia 18 de julho de 2008, realizou-se o IVº ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE DA ABLUDEF, onde foram realizadas diversas atividades.
Exatamente as 10hs foi aberto o encontro. A coordenadora do grupo a assistente social Dalva Day, deu as boas vindas aos idosos, leu a ORDEM DO DIA e passou o livro de presença. Convidou a Terapeuta Ocupacional senhora Mariana Nicoletti Cenci, para fazer uma Dinâmica ao grupo. Interagiu com os idosos. Falaram sobre familia, vivência , saúde, e outros temas de importância .
Dando continuidade aos trabalhos, a assistente social Dalva , comentou sobre os idosos que faleceram durante o ano de 2008, a perda de duas idosas e quatro idosos.Foi feito uma oração em memória aos idosos falecidos.
A partir das 12 horas foi servido o almoço, como cardápio do encontro servimos um sopão com pão, e de sobremesa gelatina. Tivemos a parceria na compra dos alimentos do Grupo de Idosos, foram 25 amigos liderados pela filha de uma idosa do grupo, a senhora Marise.
A assistente social Márcia do SEMASCRI - Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente, gentilmente veio dar continuidade a palestra sobre a CARTEIRA DO IDOSO, proferida no IIIº ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE DA ABLUDEF , no dia 27 de junho de 2008 . Falou aos idosos sobre a LEI nº 10.741 do ESTATUTO DO IDOSO, que em seu art. 40 prevê a gratuidade do transporte coletivo interestadual (rodoviário,ferroviário e aquaviário).
Entregou a cada idoso um "mosquitinho" onde está as principais etapas a seguir para garantir esse direito.
A coordenadora agradeceu a assistente social Márcia e logo a seguir convidou a psicológa Bianca Sabine Uptadel, para falar aos idosos a necessidade de se proteger contra assaltos nos dias de pagamento ou mesmo quando vão aos cultos religiosos, dar uma atenção especial as suas bolsas, bolsos e ficar atento aos estranhos. Nunca ficar em lugares isolados, notamos que hoje fazemos o trabalho de prevenção que eles faziam a seus filhos. Em conversas com os filhos hoje com idade de 40 a 50 anos, falam da preocupação de deixar os pais irem sozinho em bancos, igrejas, clubes, pois percebem que estão vulneraveis no meio deste mundo por vezes caótico, um mundo de muita violência. Bianca colocou exemplos que facilitasse a compreenção dos idosos.
A partir das 14 hs convidamos os idosos para um BINGÃO, todos estavam ansiosos para jogar. O último jogo já estava completando um ano. O bingo além de ser um lazer para os idosos, faz com que eles usem sua concentração. O idoso necessita estar sempre exercitando sua mente, pois somos pessoas que se deixarmos nossa "máquina humana", sem manutenção irá com o tempo se danificar.
Realizamos três rodada de BINGÃO onde cada idoso teve que completar a sua cartela.
O 1º prêmio foi o senhor Marcos que ganhou um jogo de toalha de banho e rosto.
O 2º prêmio foi o senhor Alwino que recebeu uma toalha de rosto bordada.
O 3º prêmio foi a senhora Vera, que recebeu 04 almofadas (tigresa).
A senhora Vera é a mais nova integrante do GRUPO DA MELHOR IDADE , completou 60 anos no dia 17 de julho.
Tivemos 07 idosos que completaram a LINHA, recebendo cada um lembrança escolhida por eles. Foram os seguintes ganhadores: Dolores - Paulo - Marcos - Doraci - Joaquim - Emília e Edla. O restante dos participantes receberam cada um brinde em forma de sorteio.
Após a realização da tarde de BINGÃO, foi servido lanche. Além da Angela e a Dyrce senhoras que trabalham na ABLUDEF, foi convidada para voluntárias: Aline (secretária), Mariana (T.O.), Tânia (assistente social e Madrinha da Melhor Idade 2008), para ajudar na entrega dos lanches. Como assistentes do jogo do BINGÃO, estiveram auxiliando Gevanildo , Alairton, Bianca.
No dia do encontro do GRUPO DA MELHOR IDADE DA ABLUDEF, temos a necessidade dos motorista da ABLUDEF começarem a trabalhar muito cedo. Dependendo do dia do encontro esses motoristas já estão na porta da casa de muitos idosos ás 6hs da manhã. A entidade atende 1830 associados dos quais 350 são idosos, e apenas 50 participam do GRUPO DA MELHOR IDADE, e destes 10 a 14 são caideirantes, ou deambulam com dificuldade necessitando do transporte da entidade. O motorista José Policarpo e o Motorista Delmar Gonçalves são pessoas que os idosos gostam muito e o carinho é reciproco. No ano de 2006 os dois foram aclamados princípes do grupo. No dia 25 de julho é o dia do motorista, todos os idosos aplaudiram em homenagem pelo DIA DO MOTORISTA. As ex-rainhas do grupo a 1ª rainha Emilia 2006 e a 2ª rainha Carmem 2007 deram a cada um deles uma lembrança. A rainha de 2008, não estava presente neste encontro.
O GRUPO DA MELHOR IDADE DA ABLUDEF possui dois representante do esporte. O senhor Abilio e o senhor Alwino ganharam medalha de 2º lugar nas olimpiadas da Adhering 2008, que esta sendo realizada no mês de julho de 2008.
PARABÉNS aos dois IDOSOS pelas medalhas de 2º lugar no jogo de DOMÍNO.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails