25/06/2008

* 2008 - ORIGEM DA FESTA JUNINA

Existem duas explicações para o termo FESTA JUNINA.
· A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho.
· Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados.
*A CULTURA veio dos portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
* A DANÇA MARCADA veio da França, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
* A tradição de soltar FOGOS DE ARTIFÍCIO veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.
* Da península Ibérica teria vindo a DANÇA DE FITAS, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros ( indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
COMIDAS TÍPICAS
No mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento.
Pamonha;
cural,
milho cozido,
canjica,
cuzcuz,
pipoca,
bolo de milho;
arroz doce,
bolo de amendoim,
bolo de pinhão,
bombocado,
broa de fubá,
cocada,
pé-de-moleque,
quentão,
vinho quente,
batata doce .
TRADIÇÕES
A maior tradição das festas de junho é a FOGUEIRA, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.
Os BALÕES também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No NORDESTE, é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
No SUDESTE são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse. Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.
No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
CAIPIRA
Nas festas juninas o caipira aparece como uma figura deturpada, o que tornou-o extremamente cômico, próximo de um palhaço, talvez por pura falta de conhecimento da verdade que representa sua figura. A imaginação jocosa não vê as qualidades e virtudes que possui, frente as condições desfavoráveis do seu viver.
CASAMENTO CAIPIRA
A cerimônia de casamento caipira é uma manifestação realizada durante os festejos juninos, principalmente nos dias dedicados a São Pedro. Dependendo da região e estado do Brasil o Casamento Caipira é conhecido também por outros nomes como Casamento Matuto e Casamento na Roça. O Casamento Caipira é uma paródia às cerimônias tradicionais. Os principais personagens da representação são: a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos, padrinhos, etc. O enlace caricaturado se desenvolve em meio à fugas do noivo, as indecisões da noiva e ameaças por parte dos pais, vigário e o delegado. Os textos apresentam uma linguagem libidinosa e os sermões contém forte conotações crítico-sociais. Após a celebração do casamento, inicia-se a quadrilha.
FOGUEIRAS
As fogueiras juninas merecem uma consideração à parte.
A de Santo Antonio é quadrada.
A de São João, redonda.
A de São Pedro, triangular.
A fogueira centraliza a festa.
SIMPATIA
Nas noites de 13, 24 e 29 ou na passagem do respectivo dia anterior para esses dias (o instante mágico é a meia-noite) se podem tirar "sortes" do santo, ligadas à amor, à profissão, a destino ou outros assuntos. Saiba agora algumas dessas sortes:
SORTE NO NAMORO
Planta-se um dente de alho com o nome da jovem ou do jovem de quem gosta, escrito num papel. Fica o dente do alho para cima, junto com o papel. No dia seguinte diz que já amanhece brotando o que vai dar casamento. Se não no dia seguinte, espera mais alguns dias.
SORTE DO PRATO D'ÁGUA
Escreva os nomes de seus pretendentes em pedaços de papel branco. Em seguida, pegue todos os papeizinhos e torça-os, bem torcidos. Disponha-os então em um prato cheio de água. No dia seguinte, o papel que amanhecer aberto é o que tem o nome daquele que pode acabar em casamento.
O QUE NÃO PODE FALTAR NUMA FESTA JUNINA
DANÇAS como quadrilhas , forrós, Bumba meu boi,
COMIDAS TÍPICAS e principalmente NÃO PODE FALTAR:
* bandeirinhas,
* leilões,
* bingos,
* arraial,
* casamentos caipiras,
* dança de fitas,
* simpatias,
* Chapéu de palha,
* fantasia de caipira,
* rojão,
* busca-pé,
* balão,
* bombinha,
* soltando biriba ou biribinha,
* correio elegante,
* prendas,
* Pegar a maça na bacia com água,
* corrida no saco,
* colher na boca,
* pescarias,
* dança da laranja,
* jogo das argolas,
* corrida dos pés juntos,
* gincanas,
MUSICAS CAIPIRAS

Pesquisa do site: www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails